quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Star Wars - Lucasfilm promete a nova revolução nos efeitos especiais do cinema

Já imaginou um filme repleto de efeitos especiais mas que elimine a necessidade de pós-produção? Pois a Lucasfilm está pensando (e produzindo) esse futuro para o cinema.

Na semana passada a ex-empresa de George Lucas fez uma apresentação na Inglaterra mostrando a interface interativa do game Star Wars 1313, que teve sua produção interrompida com o encerramento da LucasArts, logo após a Disney assumir o controle das empresas. No vídeo é possível ver atores fazendo a captura de movimentos enquanto toda a parte de texturas e luz já estão prontas, mostrando o resultado da cena em tempo real. Confira dando o play logo abaixo.


Atualmente, em filmes como O Hobbit e Planeta dos Macacos: A Origem, a versão final da cena feita com captura de movimentos pode levar meses em pré-produção até ficar pronta. Com a nova tecnologia proposta pela Lucasfilm, o trabalho seria feito antes do início das filmagens, fazendo com que o diretor e o ator tenham, já no set, uma noção perfeita de como a cena ficou. É possível adicionar e eliminar elementos digitais da cena com um simples clique, enquanto a cena sai praticamente pronta, sem nenhuma pós-produção.

Segundo Kim Libreri, supervisor de efeitos visuais na ILM, a ideia é que essa tecnologia evolua e passe a ser usada pelas grandes produções, já que gráficos cada vez mais realistas poderão ser produzidos em tempo real. Embora tudo isso ainda deva demorar alguns anos para acontecer, não custa imaginar que em breve, interpretar um personagem digital será, definitivamente, apenas como usar uma maquiagem feita de pixels.

0 comentários: