Agents of SHIELD estréia esta semana nos EUA e no Brasil
Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. é sobre um agência
governamental de inteligência com uma divisão especializada em investigar
acontecimentos estranhos pelo mundo. A série acontece separada dos filmes da
Marvel no cinema, mas está no mesmo universo.
Apesar do título ser baseado na agência de inteligência dos
quadrinhos S.H.I.E.L.D. (Strategic Homeland Intervention Enforcement
Logistics Division ou Superintendência Humana de Intervenção,
Espionagem, Logística e Dissuasão), a série não tem nenhum dos personagens dos
quadrinhos originais. Nem mesmo o bom e velho Nick Fury (talvez em
aparições especiais).
O elenco tem Clark Gregg de volta ao papel de
Agente Phil Coulson (que havia “morrido” no filme Os Vingadores) e Ming-Na como
Melinda May, uma agente veterana da S.H.I.E.L.D.. Caras novas: Brett Dalton (da
série Blue Bloods), Chloe Bennet (Nashville), Iain De Caestecker (The
Fades), e Elizabeth Henstridge (Hollyoaks) formam o resto do time. A linda
e deliciosa Cobie Smulders reprisa seu papel de Agente Maria Hill no
episódio piloto.
Confira o trailer:
Hype é algo que não costuma fazer muito bem, e darei
alguns exemplos mais para frente. Ao contrário dos filmes, que podem se
garantir apenas um tiro certeiro, as séries precisam acertar o alvo episódio
após episódio, para não perder a atenção do espectador para outras séries.
Logo, não importa a quantidade de pessoas que liguem a TV
para assistir ao episódio piloto, ou o quanto os fãs de Joss Wheldon gritem
ao mundo o seu amor por ele, nem o tamanho que a franquia Os
Vingadores (The Avengers) tomou, a nova série Agents of SHIELD vai
precisar de um algo mais para se firmar na televisão.
Joss Wheldon entende de televisão e imagino que
vá oferecer ao público o que o público quer ver: O chefe durão, a agente
gostosa, o nerd, o hacker, o personagem motherfucker que reluta em fazer parte
do grupo mas que no final salva todo mundo, e por ai vai, sempre com muito
humor (o segredo do sucesso do filme Os Vingadores).
A televisão é alimentada pela audiência, basicamente, e eu
imediatamente me lembro de séries como Heroes, FlashFoward e Revolution,
que explodiram no começo mas que não continuaram interessante a ponto de
segurar a atenção do público-alvo.
Fazer muito sucesso na estréia, perder audiência nos
episódios seguintes e sobreviver baseada na quantidade de pessoas que baixam a
série na internet não é exatamente um bom negócio. Imagino que Joss Wheldon
deva ter algumas cartas escondidas nas mangas para evitar quaisquer prejuízos.
Agents of SHIELD estréia hoje nos EUA e na quinta-feira, no
Brasil (pelo Canal Sony). Façam as suas apostas.