Você conhece o projeto Spark ?
Não sou um fã de carteirinha da Microsoft, mas acredito que devemos respeitar uma boa idéia quando vemos uma.
Na E3 a Microsoft apresentou o Project Spark, com ele o usuário será capaz de criar o seu próprio jogo e além de tudo compartilhar com outros jogadores. O projeto ficou em sigilo durante 2 anos, mas na sua apresentação na E3 surpreendeu a todos com suas ferramentas simples de criação para um jogo genérico de terceira pessoa.
Segundo o engenheiro da Microsoft Sax Persson, “criamos este projeto para dar a todos a capacidade de criar jogos”. Durante a apresentação, ele mostrou varias formas de criar e jogar ao mesmo tempo, com variados tipos de cenarios e com um sistema onde o próprio jogo irá te perguntar qual a hora do dia – manhã, tarde ou noite.
Os comando são simples IF (se), WHEN (quando) e DO (fazer) e é possivel jogar e editar ao mesmo tempo, tudo a base de sripts.
Os inimigos também podem ser escolhidos e personalizados –cada ser dentro do game irá interagir com o ambiente de forma diferente e terá uma inteligência artificial própria. Itens e objetos criados no game podem ser compartilhados com amigos.
Não importa o que você esteja jogando no Spark, você pode pausar a ação em um instante e editar o jogo à vontade. E se você editar algo que tenha sido criado pela Microsoft, ou por um outro jogador, ganhará crédito pelo “remix”, enquanto o autor retém os créditos originais.
Um jogo de fantasia pode ser criado em 20 minutos, com um o cenário pouco povoado, os inimigos incrivelmente burros e o diálogo forçado e monótono, mas tudo poderá ainda ser editado, povoando mais o cenario, editando a iteligencia dos inimigos e colocando dialogos incriveis. Estas obras primas poderão ser compartilhadas no “Project Spark Marketplace”, uma loja online, para que outros jogadores possam apreciá-las, remixá-las e talvez até pagar por elas.
O Project Spark ainda está em desenvolvimento. A Microsoft criou um site para que interessados na ferramenta possam se inscrever e ser avisados quando o período de testes com uma versão beta começar.