terça-feira, 2 de julho de 2013

Sony lança SmartWatch 2, o relógio inteligente


A Sony apresentou um novo gadget de pulso, que conectado a um celular ou tablet funcionaria como uma segunda tela. O Sony SmartWatch 2 utiliza Android e chegará ao mercado a partir de setembro.

O brinquedinho é uma forma de expandir e melhorar a disponibilidade dos aplicativos móveis, assim como aconteceu com os tablets e assim como vai acontecer com o Google Glass. O objetivo desse relógio inteligente é se converter num apoio para a comunicação.

Como explicou a Sony, graças a utilização de Android e os distintos aplicativos que podem ser criados para ele, as possibilidades de utilização seriam infinitas. Além do controle das chamadas e das mensagens do celular, seria possível saber a rota durante uma atividade física e mudar o volume do reprodutor de música, sem nem mesmo tocar na tela do telefone ou do tablet, e ainda mais, seria possível ver fotos e controlar a câmera a distância.

Este relógio é o segundo da geração de relógios inteligentes da marca japonesa, desenvolvido após seis anos de pesquisa. Nas palavras de Stefan K Persson, Diretor de Acessórios da Sony Mobile Communications, “a concorrência está colocando em ação os dispositivos da primeira geração, enquanto nós já estamos lançando a segunda destes dispositivos, com todo o conhecimento obtido graças a meio milhão de clientes combinado com a experiência em tecnologia da Sony”.

A Apple também está vislumbrando os horizontes dos relógios inteligentes, como demonstrou com o seu iWatch, mas o que vai contar no final são as aplicações. E a este respeito o próprio Persson explicou que a marca japonesa já tem mais de 200 aplicativos únicos para o Sony SmartWatch.

Diferente do seu predecessor, o novo relógio introduz a conectividade NFC, que permite o emparelhamento de outros dispositivos com um simples toque, uma melhora na qualidade da visualização da tela, e uma melhora da bateria, entre outras tecnologias. Além disso, enquanto não está conectado, o gadget funciona como um relógio digital independente.

E ainda possui um belo design, com um corpo de alumínio e uma pulseira de aço inoxidável, que pode ser trocada por qualquer pulseira padrão de 24 mm, o que deixa suas opções de estilo bem abertas.

O preço ainda não foi divulgado, mas o modelo antigo foi lançado ao preço de US$ 150 (R$ 599 no Brasil). O lançamento mundial, de acordo com a Sony, será feito a partir de setembro de 2013, e será perfeitamente compatível com os últimos modelos lançados pela marca, como o Xperia Z Ultra.